domingo, 30 de junho de 2013

COMISSÃO REGIONAL DA PASTORAL JUVENIL

A comissão Regional de articulação do trabalho com as juventudes reuniu-se com o secretário da Pastoral da Juventude, Uilian Dalpiaz, no dia 18 de junho a fim de organizar a Assembléia Regional da Pastoral da Juventude que acontecerá nos dia 8-10 de setembro de 2013. Estavam presentes: Pe. Willian, coordenador da comissão e responsável pela Pastoral Universitária, Ir. Janaina Clara Nazario, representando a VRC, Larissa, representando as novas Gerações. O encontro foi muito produtivo.  Entre outros assuntos, foi apresentado o mapeamento que os integrantes estão fazendo, junto aos diferentes setores, sobre o trabalho com as juventudes no Estado. Este mapeamento ainda está incompleto. É preciso incentivar o preenchimento do formulário elaborado por Pe. Willian e pelo Uilian a fim de termos dados mais precisos sobre os grupos que trabalham com as juventudes no regional SC. 

JUVENTUDE RELIGIOSA - CRB/SC

Aconteceu nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho o Encontro Regional da Juventude Religiosa Consagrada da CRB Regional de Santa Catarina, reunindo irmãos e irmãs de até 10 anos de votos, de diferentes Congregações.Teve lugar no Colégio La Salle Peperi, em São Miguel do Oeste/SC.O tema foi JUVENTUDE E NOVAS GERAÇÕES. Como o encontro teve início na solenidade de corpus Christi, todos os participantes, acompanharam com muita animação e devoção da procissão realizada na Paróquia, nas ruas da cidade. Houve profundas reflexões a partir do tema da CF: Fraternidade e Juventude. Este





momento de profunda espiritualidade tocou o coração de todos(as). Após a procissão, alimentados(as) com a Celebração Eucarística, com o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia, o grupo retornou ao local do encontro. Contando com a assessoria de Irmã Sandra de Souza, SDS e Ir. Wanderleia Dalla Costa SDS.  o grupo de religiosos se reuniu à noite dando início ao tema com um retrato da missão  dos participantes junto às diversas áreas de atuação, no campo da Saúde, Educação, pastorais...As assessoras, com método, VER, JULGAR E AGIR, apresentaram o tema enfocando a realidade das juventudes e o contexto em que vivem sua condição juvenil. A juventude é como um espelho retrovisor da sociedade. o grupo foi desafiado a ir  ao encontro dos jovens em seus espaços vitais. em três grupos, cada um foi para uma realidade diferente: duas comunidades da periferia de São Miguel do Oeste e a um grupo de jovens com representantes da Pastoral da Juventude do meio popular e Pastoral da Juventude Rural, com o  objetivo de fazer o exercício de aproximação como nos pede a prioridade 5 da CRB, escutar a realidade dos jovens e deixar-se visitar pelo outro, em sua diversidade de modos de ser e de viver.Toda a Diretoria da CRB/SC acompanhou e coordenou alguns momentos desse encontro: Irmão Plácio: diretor do colégio, estava sempre atento ao bom funcionamento das instalações e aos mínimos detalhes da organização. Ir. Elisete Perondi, responsável pelo Juniorato, Ir. Janaina Clara Nazario, responsável pela celebração de Envio, Irmão Otalívio pelo setor contábil. Durante o encontro a Diretoria esteve reunida a fim de refletir sobre os próximos encaminhamentos: XXII AGE: Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional que acontecerá em julho e a 44ª Assembleia Regional da CRB/SC que acontecerá em Setembro. O Encontro da juventude Religiosa contou com a colaboração de duas jovens junioras que assumiram a coordenação do mesmo: ir. Cristiane e Ir. Talita. Além dos conteúdos trabalhados, houve momentos de esporte e recreação com o grupo de escoteiros do colégio, uma apresentação de danças com lindas coreografias, a festa junina. o bispo de Chapecó, Dom Manoel João Francisco celebrou a Eucaristia conosco. E no encerramento, com a música Presença, todos os participantes sairam do encontro confirmados na fé, fortalecidos no ideal abraçado. 


ESTÁGIO VOCACIONAL E ENCONTRO DIOCESANO DAS VOCACIONADAS

Aconteceu no dia 25 e 26 de maio o Estágio vocacional na Casa da Criança, em Criciúma/SC. . 
No dia 25 à tarde, as vocacionadas, acompanhadas das Irmãs: Ir. Leontina Vitalino, Coordenadora da PV do Regional de SC, Ir. Janaina Clara Nazario, Ir.Goreti de Lourdes Possamai e Ir. maximina Redivo Gabriel, participaram do Encontro vocacional Diocesano, em Forquilhinhas. Foi uma tarde muito proveitosa onde as congregações tiveram a oportunidade de fazer a exposição dos seus carismas. Houve muita animação, música, e um gostoso coquetel. Nossas jovens aproveitaram ao máximo. No dia 26 de maio, festa no Santuário Nossa Senhora do Caravággio, as irmãs acompanharam as jovens para participarem da missa. Rezemos para que nossas vocacionadas continuem firmes e desejosas de seguir Nosso Senhor Jesus Cristo na Vida Religiosa Consagrada. 
ENCONTRO DIOCESANO DAS VOCACIONADAS



Jovens que estão discernindo sua vocação

ENCONTRO DE PROVINCIAIS E FORMADORES - CRB/CURITIBA-PR

Aconteceu nos dias 21 e 22 de maio de 2013 o Encontro para Provinciais e Formadores(as) promovido pela CRB/PR. Ir. Laurita Mendes, Superiora Provincial da Província "Mãe da Divina Providência", juntamente com  Ir. Janaina Clara Nazario, mestra do Juniorato e Ir. Maria José Barbosa dos Santos, Mestra de noviças participaram do mesmo. O Encontro teve como assessor: Dr. Willian Cesar Castilho Pereira, autor do livro: O sofrimento Psíquico do Presbítero. O tema tratado: Leveza institucional, sofrimento psíquico, cansaço e desilusão na Vida Consagrada. Alguns enfoques importantes: A experiência mística à luz da Psicanálise,  o cotidiano de Jesus: sua humanidade, suas relações, a última, a síndrome do Bom Samaritano,Neuroses, Hetero e homossexualidade,tópicos controvertidos que atravessam a VR e a vida presbiteral diocesana, etc. Pensar os caminhos da formação nesta mudança de época é algo que não se pode protelar e nem delegar. é imprescindível entendermos o tempo presente e alimentarmos a mística de nossa consagração, atualizando sempre mais o modo de viver e proclamar a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

COMUNIDADE DE DOM AQUINO/MT EM FOCO

Ir. Janaina Clara Nazario, coordenadora geral do SAV da Província, visitou a comunidade de Dom Aquino. Ir. Marilde de Lurdes Ilkiu, diretora da Escola São Lourenço e Ir. Iracema Carvalho, coordenadora dos trabalhos e da disciplina dos alunos, fizeram uma bonita recepção. Houve uma reflexão comunitária sobre o trabalho de animação vocacional. a promotora vocacional conversou com a vocacionada Ayndi e fez uma explanação sobre o ano da Fé no encontro com a Família Beneditina. Parabéns Irmãs. Tudo o que semeamos com amor não ficará sem recompensa.


COMUNIDADE DE PRIMAVERA DO LESTE - EM FOCO

Nos dias 6 a 9 de maio a coordenadora do Serviço de animação vocacional da Província "Mãe da Divina Providência, visitou a comunidade de Primavera do Leste. Ficou edificada com o trabalho realizado pelas Irmãs na Educação. A comunidade é composta por: Ir. Rita Aparecida Jaguszeski - diretora do Colégio "Mãe da Divina Providência", Ir. Paulina Stapazzolii, Ir. Ireni de Miranda, Ir. Zeli F. da Silva. A comunidade refletiu sobre o SAV e foi convidada a intensificar ainda mais o trabalho pelas vocações.
PARABÉNS, IRMÃS, PELO LINDO TRABALHO.
SER IRMÃ BENEDITINA É PLANTAR SEMENTES DE AMOR NO FÉRTIL SOLO DO CORAÇÃO HUMANO.