domingo, 11 de maio de 2014

51º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES


                                                                                                                                          
Hora Santa Vocacional

     “Vocações, testemunho da verdade”

 

Dirigente: Neste tempo pascal, com muita alegria, abrimos o nosso

coração para rezarmos por todas as vocações. Junto com nossa Mãe Igreja,

queremos trazer presente as vocações sacerdotais e religiosas. O Papa Francisco nos convida a reconhecer nas vocações um alegre testemunho da verdade, nascidas do coração de Deus e germinadas na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno. Reconhecendo que as vocações vêm de Deus e são em favor de seu povo, coloquemo-nos com gratidão diante do Senhor Jesus, presente na Santíssima Eucaristia e imploremos, com ardor, muitos e santos operários para a Sua messe.

Exposição do Santíssimo Sacramento

 

Dirigente: Senhor Jesus, animados pela vossa ressurreição e reconhecendo que sois o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, nos colocamos, mais uma vez em vossa presença e vos pedimos que não nos deixeis desamparados. Continuai, Senhor, em vossa bondade, a chamar pessoas que, a vosso exemplo, queiram conduzir o rebanho que o Pai vos confiou.

Todos: Senhor Deus, queremos alcançar verdes pastagens, onde nos alegraremos na companhia dos cidadãos dos céus. Que a própria alegria dos bem aventurados nos estimule. Que os nossos corações se voltem para vós. Que a nossa fé seja revigorada no teu amor e o nosso desejo seja direcionado para as coisas do céu.

Canto: Adorai, adorai, adorai, o Deus supremo e criador. (Bis).  O Deus que fez o céu, a terra, o mar, você e eu, adorai o Deus de amor!

 

Dirigente: O Santo Padre, em sua carta, por ocasião da 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, fala-nos das vocações como doms que nascem do coração amoroso de Deus.

Leitor 1: Jesus afirma que “a messe é grande”. Quem trabalhou para que houvesse tal resultado? A resposta é uma só: Deus. evidentemente, o campo de que fala Jesus é a humanidade, somos nós. E a ação eficaz, que é causa de “muito fruto”, deve-se à graça de Deus, à comunhão com Ele.

Canto: Por onde formos também nós que brilhe a tua luz. Fala, Senhor na nossa voz, em nossa vida. Nosso caminho então conduz, queremos ser assim. Que o pão da vida nos revigore no nosso “sim”.

Leitor 2: A oração que Jesus pede à Igreja, relaciona-se com o pedido de aumentar o número daqueles que estão ao serviço do seu Reino. São Paulo, que foi um destes “colaboradores de Deus”, trabalhou incansavelmente pela causa do Evangelho e da Igreja. Com a consciência de quem experimentou, pessoalmente, a vontade salvífica de Deus e como a iniciativa da graça está na origem de toda a vocação, o apóstolo recorda aos cristãos de Corinto: “Vós sois o terreno de cultivo de Deus” (Cf. 1 Cor 3,9).

Leitor 3: Do íntimo do nosso coração, brota, primeiro a admiração por uma messe grande que só Deus pode conceder; depois, a gratidão por um amor que sempre nos precede; e, por fim, a adoração pela obra realizada por Ele, que requer a nossa livre adesão para agir com Ele e por Ele.

Canto: Por onde formos, também nós, que brilhe a tua luz...

Leitor 4: A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica. Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno. Porventura não disse Jesus que “por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” ? (Jo 13,35).

Canto: Por onde formos....

 

Dirigente:  Adoremos Cristo no íntimo dos nossos corações ( 1 Pd 3,15), e deixemo-nos  alcançar pelo impulso da graça contido na semente da Palavra, que deve crescer em nós e transformar-se em serviço concreto ao próximo. Abramos  nossos corações para ouvir e seguir Jesus, e deixar-nos transformar interiormente pelas suas palavras que  “são espírito e vida” (Jo 6,63).

 

 

Canto:

Evangelho:  Jo 10,11-16    ( Momento de silêncio e de partilha)

 

Dirigente: O Santo Padre nos convida a reconhecer o forte vínculo que existe entre Deus e nós, unindo-nos a ele de forma muito estreita e particular.

Leitor 5: nós somos “domínio” de Deus, não no sentido de uma posse que nos torna escravos, mas de um vínculo forte que nos une a Deus e entre nós, segundo um pacto de aliança que permanece para sempre, “porque o seu amor é eterno”.

Todos: Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si.

Leitor 6: Tudo provém d’Ele e é dádiva sua: o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, mas – tranquiliza-nos o apóstolo – “Vós sois de Cristo e Cristo é de Deus” (‘Cor 3,13). Aqui temos explicada a modalidade de pertença a Deus: através da relação única e pessoal com Jesus que oBatismo nos conferiu desde o início do nosso renascimento para a vida nova.

Todos: Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si.

Leitor 7: É Cristo que nos interpela continuamente com a sua Palavra, pedindo para termos confiança n’Ele, amando-o “com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças” (Mc 12,33). Embora na pluralidade das estradas, toda a vocação exige sempre um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no seu Evangelho. Quer na vida conjugal, quer nas formas de consagração, quer ainda na vida sacerdotal, é necessário superar os modos de pensar e de agir que não estão  conformes com a vontade de Deus.

Todos: Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si.

Leitor 8: Não devemos ter medo: Deus acompanha, com paixão e perícia, a obra saída das suas mãos, em cada estação da vida. Ele nunca nos abandona! Tem a peito a realização do seu projeto sobre nós, mas pretende consegui-lo contando com a nossa adesão e a nossa colaboração. Também hoje Jesus vive e caminha nas nossas realidades da vida ordinária, para se aproximar de todos, a começar pelos últimos, e nos curar das nossas enfermidades e doenças.

Canto:

 

Dirigente: “Quanto mais soubermos unir-nos a Jesus pela oração, a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os Sacramentos celebrados e vividos na Igreja, pela fraternidade vivida, tanto mais há de crescer em nós a alegria de colaborar com Deus no serviço do Reino de misericórdia e verdade, de justiça e paz”.  Na esperança viva de estarmos próximos ao Senhor, unamos os nossos corações ao seu coração e manifestemos a nossa confiança em seu pastoreio. Confiantes na proteção do Bom Pastor, invoquemos a Deus, nosso Pai, que ressuscitou Jesus Cristo e o exaltou , e peçamos:

Todos: Protegei o vosso povo, Senhor, pela glória de Cristo!

1.                       Pai Santo, que pela vitória da cruz glorificastes Jesus sobre a terra, atraí para Ele todas as coisas. Rezemos ao Senhor.

2.                       Por vosso Filho glorificado, enviai, Senhor, sobre a Igreja o Espírito Santo, para que ela seja sinal de unidade para todo o gênero humano.

3.                       Conservai na fé do seu batismo a vossa família, que fizestes renascer pela água e pelo Espírito Santo, para que alcance a vida eterna.

4.                       Por vosso filho glorificado, daí alegria aos infelizes, libertai os prisioneiros, curai os doentes e estendei à humanidade inteira os benefícios da vossa redenção.

5.                       Abençoai todas as mães, acompanhai-as na sublima missão de introduzir seus filhos na fé e fazer do seu lar uma igreja doméstica.

6.                       Que o Espírito Santo nos ilumine para nos dispormos a fazer de nosso coração uma “boa terra”, a fim de ouvir, acolher e viver a Palavra e, assim, dar fruto. 

7.                       Aos nossos irmãos e irmãs falecidos, parentes, benfeitores, amigos, que receberam na terra o Corpo e o Sangue de Cristo, dai-lhes a glória da ressurreição no último dia. Rezemos ao Senhor.

Dirigente: Lembrai-vos de nós, Senhor, quando vierdes de novo em vossa glória e ensina-nos a dizer: Pai Nosso...

 

Canto: Tão sublime Sacramento

Oração vocacional:  “Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

 

Dirigente: Que o Senhor todos poderoso nos abençoe, nos livre de todo o mal, e nos conduza à vida eterna. Amém.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário